sexta-feira, 10 de junho de 2011

3

O ÚNICO ENTRE OS 10


“E aconteceu que, indo ele a Jerusalém, passou pelo meio de Samaria e da Galiléia;” Lucas 17.11

Jesus estava indo a Jerusalém, pois Ele precisava ir e, indo, no meio do caminho passou por Samaria. Em Samaria havia 10 homens leprosos, os quais foram ao encontro de Jesus.(OS LEPROSOS ERAM CONSIDERADOS IMUNDOS, PESSOAS EXCLUIDAS DA SOCIEDADE), eles nem poderiam chegar perto de Jesus, mas creram no seu coração que aquele poderia ser o momento em que suas vidas mudaria.

“E, entrando numa certa aldeia, saíram-lhe ao encontro dez homens leprosos, os quais pararam de longe;” Lucas 17:12
“E levantaram a voz, dizendo: Jesus, Mestre, tem misericórdia de nós.” Lucas 17:13

Eles clamavam e gritavam, pois tinham um alvo, uma busca em comum. Eles já tinham ouvido falar de Jesus e dos milagres que Ele havia realizado...O que você faria no lugar deles esperaria a morte ou tomaria uma atitude?

“E ele, vendo-os, disse-lhes: Ide, e mostrai-vos aos sacerdotes. E aconteceu que, indo eles, ficaram limpos.” Lucas 17:14

Jesus traz uma orientação a eles para ver se estavam rendidos, prontos a obedecer. Jesus em momento algum disse a eles que estavam curados. Você está pronto a obedecer a voz do mestre mesmo que não veja a vitória naquele momento, mesmo se aquilo que Ele pedir para que você faça aos olhos da humanidade pareça absurdo? Você faria?
 Para entender melhor, vejamos um pouco sobre os leprosos no Velho Testamento:

“Leproso é aquele homem, imundo está; o sacerdote o declarará totalmente por imundo, na sua cabeça tem a praga. Também as vestes do leproso, em quem está a praga, serão rasgadas, e a sua cabeça será descoberta, e cobrirá o lábio superior, e clamará: Imundo, imundo.” Levitico 13:44 e 45

 Leprosos eram afastados da sociedade. E eram declarados imundos, e tinham que declarar que eram imundos. Imagine-se declarando por aí que você é imundo(a), declarando seus pecados, falando tudo de ruim que você tem e fez. Bom, é como se fosse isso! Pelo fato de estarem assim, tinham que estar longe dos seus familiares e amigos.

“Esta será a lei do leproso no dia da sua purificação: será levado ao sacerdote, E o sacerdote sairá fora do arraial, e o examinará, e eis que, se a praga da lepra do leproso for sarada,” Levitico 14:2 e 3

Quando uma pessoa está fraca, ela fica geralmente mais sensível a Deus. Ficamos sensíveis e fazermos a vontade de Deus.  Mas e depois da cura, será que continua assim?

“E um deles, vendo que estava são, voltou glorificando a Deus em alta voz;” Lucas 17:15

Quando Deus fala algo para você, e você o obedece, Ele cumpre. Todos os 10 leprosos tiveram o privilégio da cura. Mas de 10 apenas 1 a palavra nos chama a atenção. Esse, podendo entrar na aldeia e comemorar com parentes e amigos, volta a Jesus, e glorificando a Deus. Ele voltou ao ponto de partida, voltou para agradecer. Nós precisamos voltar para agradecer. Se você voltar, Deus vai abrir as portas na tua vida!

“E caiu aos seus pés, com o rosto em terra, dando-lhe graças; e este era samaritano.” Lucas 17:16

O homem chega diante de Jesus e cai aos pés dEle. Quando cai, o homem está declarando: eu me rendo diante do Senhor e quero servir como nunca servi. Muitas pessoas até voltam para agradecer, mas não caem, não se prostram diante de Jesus. Precisamos cair aos pés de Jesus com nosso compromisso.
O único dos 10 que voltou para Jesus era um samaritano, um estrangeiro. Os samaritanos eram uma mistura entre judeus e siros. E, por isso, eram vistos como inferiores e também tinham costumes um tanto diferentes dos judeus. O homem, que era samaritano, uma pessoa improvável de que voltasse, foi o único, e voltou dando glória. Porém os 9, judeus, voltaram para suas aldeias sem nem sequer voltar a Jesus para agradecer.
Até agora vimos uma cura física.

“E, respondendo Jesus, disse: Não foram dez os limpos? E onde estão os nove?” Lucas 17:17

Jesus quer que você volte. Muitos recebem uma cura em alguma área de suas vidas, e se contentam com isso.

“Não houve quem voltasse para dar glória a Deus senão este estrangeiro?” Lucas 17:18
Não faça parte dos nove!
“E disse-lhe: Levanta-te, e vai; a tua fé te salvou.” Lucas 17:19

No final vemos uma cura maior do que a que a cura física. É a cura espiritual. O homem samaritano recebeu a salvação. Muito provavelmente os outros 9 não receberam a salvação. Mas aquele homem fez a diferença. Será que você tem feito a diferença. Será que Deus tem se agradado das tuas atitudes como se agradou daquele leproso? Será que o nosso coração está verdadeiramente agradecido pelas bênçãos de Deus...
Não seja grato a Deus somente com palavras, mas com atitudes,demonstre a Ele o quão agradecido você é por não merecer nada, mas mesmo assim Ele te dar tudo aquilo que você necessita, e muitas vezes até mais...Pense nisso, faça um propósito com Deus agradeça a Ele pela vida, pela família, pela saúde, pela salvação...você tem tantos motivos para ser grato a Deus...ENTÃO AGRADEÇA A ELE!!!!!!!

                                         ( Estudo Geovani) adaptado para este blog por: Adriana

3 comentários:

  1. Graça e paz
    Linda postagem, que as nossas atitudes falem mais alto que as palavras. Que Deus te abençoe. Um forte abraço.

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde, amada irmã.
    Passo aqui para informar que o nosso 2º PSP já foi publicado.
    Te guardamos lá no Erguendo Vidas!
    Lindo domingo...
    Abraço fraterno!
    Isabela

    ResponderExcluir
  3. A Gratidão proveniente deste leproso não vem da simples purifiacção de sua carne, mas da profunda purificação realiazada em seu coração. O reconhecimento de que Jesus é o Salvador o fez voltar e agradecer. Nós também só somos capazes de tornar a Cristo em gratidão quando reconhecemos que mesmo sendo indignos somos aceitos e purificados por sua graça! Essa é a maior revelação que existe! Paz de Cristo!

    ResponderExcluir