terça-feira, 13 de setembro de 2011

9

CARÁTER CRISTÃO (FRUTO DO ESPÍRITO)

Gálatas 5:22-23 nos diz: "Mas o fruto do Espírito é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fidelidade, mansidão, domínio próprio..."
 O fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. A Bíblia deixa bem claro que todos recebem o Espírito Santo no momento em que aceitam a Jesus Cristo (Romanos 8:9; 1 Coríntios 12:13; Efésios 1:13-14).
Um dos propósitos principais do Espírito Santo ao entrar na vida de um Cristão é transformar aquela vida.
Afinal nos entregamos ao Senhor independente do nosso estado, mas não permanecemos da mesma forma depois que o Senhor passa a fazer parte do nosso viver.
A uma batalha, pois a nossa natureza pecaminosa luta para que permaneçamos nos mesmos erros, mas o Espírito nos mostra o quão melhores podemos ser, ele nos forja um novo caráter.


O amor é a base da vida cristã e o resumo de todos os mandamentos da Lei. A palavra grega que expressa o amor de Deus é ágape, muitas vezes traduzida por caridade, por tratar-se de amor entrega, doação sem a preocupação da retribuição, do retorno. É o amor de Deus, na sua forma mais elevada e profunda (João:3:16) - É o amor altruísta, não egoísta nem egocêntrico, que ama até os inimigos. O amor é a base de todo relacionamento perfeito no céu e na terra. Não é sem motivo que o batismo no Espírito Santo é muitas vezes relatado e chamado de batismo de amor, pois literalmente ondas de amor nos invadem e nos impulsionam a um novo relacionamento com Deus e com o próximo. (Dádiva de Deus)




Alegria é o profundo regozijo do coração, o verdadeiro gosto de viver, a "satisfação no Senhor", independente das circunstâncias. Sua fonte está na graça de Deus. O discípulo pode ter momentos de tristeza, "...pela manhã, porém, vem o cântico de júbilo" (Salmo: 30:5). Mesmo durante as mais duras provações, podemos experimentar a alegria.
Leia João:16:22 - A ausência de Jesus provocaria "Tristeza" nos discípulos, mas a sua presença lhes traria "Alegria". A nossa "Alegria" ninguém poderá tirar, pois temos em nós o Espírito de Jesus, o Óleo da alegria (Salmo: 45:7).




Paz é uma atitude de serenidade, calma e força, tranqüilidade e quietude de espírito, produzida pelo Espírito Santo, mesmo na adversidade e nas tribulações. Jesus nos prometeu essa paz; Ele disse: "A minha paz vos dou ..."Ela deriva de nossa perfeita confiança (FÉ) em Deus, guarda os nossos corações da ansiedade, vem pela palavra de Deus e devemos buscá-la.
Podemos perder a paz temporariamente por causa do pecado sem confissão, mas o Espírito nos traz de volta com a oração de confissão e leitura da Palavra de Deus. Exemplo em Jesus:- (João 14:27 e 16:33).




Longanimidade é a qualidade dada por Deus que faz o homem ser paciente até na provação. Provérbios 16:32 nos diz: A irritação, a ira, a vingança, são obras da carne opostas à longanimidade. Na linguagem popular, é ter o pavio comprido, demorando muito para explodir, é o amor que nos leva a ir longe, tratando com paciência as pessoas com suas falhas, fraquezas, ignorâncias, demoras e pecados. De acordo com Lucas 6:35





No verso acima (Lucas: 6:35) vemos que Deus é benigno até para com os maus e ingratos. A benignidade está associada à idéia de amabilidade, brandura, compaixão e misericórdia. (Leia Mateus:25:40) - Jesus disse que quando fazemos através do amor ágape manifestado na benignidade, desinteressadamente a um pequenino irmão, nós estamos fazendo Para o Próprio Jesus.





Bondade é o carinho com que tratamos as outras pessoas, querendo sempre o bem dos outros, transmitindo a bondade e a misericórdia com que o Senhor nos tem tratado. No Salmo 23:6 - nos diz que certamente a Bondade e a Misericórdia me seguirão todos o dias da minha vida.





Fidelidade é uma qualidade que o Espírito Santo molda em nosso caráter cristão, caráter este que nos faz fiéis em tudo. Sendo o discípulo fiel no pouco, também o será no muito e sobre o muito será colocado (Leia Mateus 25.21). Esse fruto nos leva a sermos fiéis ao Senhor, ao próximo e a nós mesmos.
Fiéis nos dízimos, nas ofertas, no tempo, nos pensamentos; entregando-os a Deus todo o nosso trato, acordo, negócios com próximo, e com os nossos compromissos financeiros, contribuindo com as causas justas e recuperação espiritual.
Fiéis com nós mesmos, não nos vendendo por preço algum, não abrindo mão dos valores espirituais da Palavra de Deus. (Leia Apocalipse: 2:10) - Os que permanecerem Fiéis até a morte, receberão a Coroa da Vida.





Mansidão tem muito a ver com brandura e humildade. O discípulo cheio do Espírito abrigará também esse fruto em seu coração. Vemos na vida de Pedro claramente essa diferença, o Pedro impulsivo e até violento antes do Pentecostes, em contraste, o amável e submisso após. Também o Moisés de antes de ter uma experiência íntima com Deus, agindo de forma brusca e violenta, e após tornando-se o homem mais manso de toda a terra (Números: 12:3). A certeza de estarmos andando com Cristo nos faz mansos como Ele foi quando enfrentou seus acusadores e a cruz.





Domínio próprio expressa autocontrole, autodisciplina, temperança e moderação. Devemos buscar no Espírito Santo forças para nos controlarmos. Para um rio violento gerar energia é necessário que seja represado, contido. Para usar-se um cavalo precisa-se antes domesticá-lo, doma-lo. Domínio próprio é o controle Total de nossas línguas, que muitas vezes afiadas e apressadas, nos levam a fazer o mal. Domemos nossa língua e domaremos todo o nosso ser.
Falemos somente o bem, desejando e confessando coisas boas e seremos bons. Nós recebemos autoridade na terra, como Igreja de Jesus. Saibamos usar dessa autoridade a começar por em nós mesmos. Auto-controle no agir, no falar e alimentar-nos de palavras que edificam e não destroem.



Nós, discípulos de Jesus devemos dar lugar em tudo ao Espírito Santo, nas atitudes, nas palavras, nas ações e comportamentos. A vida cristã é um todo e somos conhecidos de Deus através dos nossos frutos. Toda árvore boa dá bons frutos. Mateus: 7: 15 a 20.
Através do amor ágape recebido de Deus exerceremos em harmonia os dons e o fruto do Espírito. "Convém que Jesus cresça e eu diminua", palavras de João Batista (João 3:30), e agora nossas também.


BENÇÃOS DO SENHOR P/ VCS!!!                           (fonte: o apocalipse.com )

9 comentários:

  1. Não podemos esquecer que o Espírito Santo também nos capacita para o trabalho na obra do Senhor.
    Que Deus abençoe muito este blog.

    ResponderExcluir
  2. Belíssima mensagem, realmente é pelos frutos que reconhecemos o verdadeiro discípulo.
    Amei seu espaço e sua mensagem que por sinal é o título do meu blog: "Fruto do Espírito".
    Ficaria muito honrada com sua visita, comentário, se gostar que também estivesse seguindo.
    Como retribuição deixo um selinho de presente pra você, passa lá e pegue, está do lado esquerdo da tela, abaixo do meu perfil.

    Com todo amor cristão.

    Ósculo Santo!

    ***Lucy Araújo***

    Visite também:
    http://discipulodecristo7.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Paz do Senhor, tudo bem?

    Temos um selo pra vc , lá no Geração Irreversível, confira: http://geracaoirreversivel.blogspot.com/2011/09/ola-paz-do-senhor-fazia-um-tempinho-que.html

    Paz do Senhor!

    ResponderExcluir
  4. Que a Paz e o Amor estejam sempre presente em sua vida Sinta o que você diz...
    Com carinho! Diz o que você pensa. Com esperança! Pense no que você faz.
    com fé! Faça o que você deve fazer. Com muito AMOR. Sabe..
    Eu ganho força,coragem e confiança E me sinto Feliz Através de cada mensagem que
    VOCÊ me envia Continue me abençoando com seu carinho OBRIGADA DE CORAÇÃO
    Beijinhos com muito carinho.
    Evanir
    Que bom te conhecer

    ResponderExcluir
  5. Muito boa a postagem, um blog muito bem feito, parabéns pelo trabalho, Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  6. Graça e paz
    Amei a postagem. Destaco essa frase: O fruto do Espírito Santo é o resultado da presença do Espírito Santo na vida do Cristão. As ilustrações ficaram D+, um forte abraço.

    ResponderExcluir
  7. Devemos buscar os frutos do Espírito a cada dia e lutar contra as obras da carne...

    http://grazivelasco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. REALMENTE É TUDO O QUE PRECISAMOS PARA VENCER, EM NOSSO DIA-A-DIA,E TER A APROVAÇÃO DE DEUS DEUS OS ABENÇOE DIANA.

    ResponderExcluir
  9. O Fruto do Espirito é que nos deixa em sintonia com Deus, pois devemos andar e viver no Espirito e isso requer esforço e muita oração, só assim seremos diferentes.
    bjos querida

    ResponderExcluir